Lote 1078
Carregando...

Tipo:
Diversos

Sendai isho dansu em madeira laqueada de vermelho com cinzeladura de ferro. Japão, final do século XVIII.Este móvel, conhecido de maneira abrangente como tansu, configura um dos itens mais representativos do mobiliário tradicional japonês. Seria mesmo o protótipo indígena do artefato destinado a conservar elementos da parafernália de cultura material do Japão. Os tansu começam a ser registrados ao longo do século XVII, ainda durante o período Edo (1603-1868). Vale notar que, graças à estética minimalista japonesa, não eram móveis com lugar determinado na organização do espaço doméstico, antes permaneciam em lugares de pouca visibilidade apenas com o propósito de conter elementos do cotidiano. Segundo a wikipedia, tais móveis permaneciam em depósitos adjacentes às casas residenciais ou de negócios, ou em alcovas fechadas no interior das próprias casas. Sua mobilidade era obtida pela colocação de rodas sob sua parte inferior, e mais tarde a adição de alças de metal, em geral de ferro, sobre suas ilhargas. Sabe-se que durante a era Edo a organização de caráter feudal nela desenvolvida conduziu a uma rígida estratificação social, cujos limites eram de difícil transposição, mercê, entre outras coisas, de uma rigorosa vigilância por parte dos centros de decisão. O controle sobre o consumo de bens materiais era uma das formas de se evitar esta mobilidade, não se permitia o uso de bens mais ou menos conspícuos se seu manuseio não se considerasse atinente à pertença social de quem os pretendia usar, entendendo-se aqui classe mais como função do que propriamente posição.Com o advento da era Meiji, o início da abertura da economia para o ocidente e o subsequente desenvolvimento verificado, um relaxamento na demarcação dos espaços sociais se fez sentir, e isto se refletiu na cultura material, que mais do que enfatizar a classe cujo uso expressava passou a dar conta de variações estéticas de natureza regional.Assim, o Sendai isho dansu, como o toponímico denota, é o tansu próprio da região de Sendai, no nordeste do Japão, e passou a ser produzido com ênfase maior na conservação de vestimentas fora de estação. Sua confecção combinava a madeira do keyaki para a fachada com a madeira do sugi para os elementos restantes da caixa. O móvel em questão, cujas faces visíveis fachada, tampo e ilhargas são pintadas de vermelho, apresenta estrutura rigorosamente paralelepipédica, contendo, sem esbarro, uma longa gaveta superior, acima de três gavetas superpostas. Esta longa gaveta superior é acionada por par de puxadores flexíveis em ferro, cercando motivo ornamental retangular também em ferro, relevado, com ave fantasiosa. Das três gavetas abaixo da longa gaveta superior, as duas que lhe estão imediatamente subjacentes, são fechadas por uma barra vertical de travamento, de extradorso abaulado e guarnecido de elementos decorativos também em ferro relevado. À direita das três gavetas superpostas, há uma prumada vertical que completa a fachada retangular do móvel contendo, do alto para baixo, sucessivamente, uma gaveta uma porta dotada de fechadura, e outra gaveta. Por trás desta porta, gaveta acima de duas pequenas gavetas flanqueadas. Alças sobre cada uma das ilhargas, em metal, fazendo dois ângulos retos, fixadas por intermédio de duas placas acopladas ao tampo da caixa, também em ângulo. Há consenso de que o grande prestígio destes tansu de Sendai se deve, entre outras coisas, à arte dos ferreiros que lhe enriqueceram as faces externas, muitos deles egressos de oficinas de fundição de armamentos. Altura: 0. 90 m. Comprimento: 1. 24 m. Profundidade: 0. 475 m.(Estimativa de valor por solicitação)

Peça

Visitas: 251

Tipo: Diversos

Sendai isho dansu em madeira laqueada de vermelho com cinzeladura de ferro. Japão, final do século XVIII.Este móvel, conhecido de maneira abrangente como tansu, configura um dos itens mais representativos do mobiliário tradicional japonês. Seria mesmo o protótipo indígena do artefato destinado a conservar elementos da parafernália de cultura material do Japão. Os tansu começam a ser registrados ao longo do século XVII, ainda durante o período Edo (1603-1868). Vale notar que, graças à estética minimalista japonesa, não eram móveis com lugar determinado na organização do espaço doméstico, antes permaneciam em lugares de pouca visibilidade apenas com o propósito de conter elementos do cotidiano. Segundo a wikipedia, tais móveis permaneciam em depósitos adjacentes às casas residenciais ou de negócios, ou em alcovas fechadas no interior das próprias casas. Sua mobilidade era obtida pela colocação de rodas sob sua parte inferior, e mais tarde a adição de alças de metal, em geral de ferro, sobre suas ilhargas. Sabe-se que durante a era Edo a organização de caráter feudal nela desenvolvida conduziu a uma rígida estratificação social, cujos limites eram de difícil transposição, mercê, entre outras coisas, de uma rigorosa vigilância por parte dos centros de decisão. O controle sobre o consumo de bens materiais era uma das formas de se evitar esta mobilidade, não se permitia o uso de bens mais ou menos conspícuos se seu manuseio não se considerasse atinente à pertença social de quem os pretendia usar, entendendo-se aqui classe mais como função do que propriamente posição.Com o advento da era Meiji, o início da abertura da economia para o ocidente e o subsequente desenvolvimento verificado, um relaxamento na demarcação dos espaços sociais se fez sentir, e isto se refletiu na cultura material, que mais do que enfatizar a classe cujo uso expressava passou a dar conta de variações estéticas de natureza regional.Assim, o Sendai isho dansu, como o toponímico denota, é o tansu próprio da região de Sendai, no nordeste do Japão, e passou a ser produzido com ênfase maior na conservação de vestimentas fora de estação. Sua confecção combinava a madeira do keyaki para a fachada com a madeira do sugi para os elementos restantes da caixa. O móvel em questão, cujas faces visíveis fachada, tampo e ilhargas são pintadas de vermelho, apresenta estrutura rigorosamente paralelepipédica, contendo, sem esbarro, uma longa gaveta superior, acima de três gavetas superpostas. Esta longa gaveta superior é acionada por par de puxadores flexíveis em ferro, cercando motivo ornamental retangular também em ferro, relevado, com ave fantasiosa. Das três gavetas abaixo da longa gaveta superior, as duas que lhe estão imediatamente subjacentes, são fechadas por uma barra vertical de travamento, de extradorso abaulado e guarnecido de elementos decorativos também em ferro relevado. À direita das três gavetas superpostas, há uma prumada vertical que completa a fachada retangular do móvel contendo, do alto para baixo, sucessivamente, uma gaveta uma porta dotada de fechadura, e outra gaveta. Por trás desta porta, gaveta acima de duas pequenas gavetas flanqueadas. Alças sobre cada uma das ilhargas, em metal, fazendo dois ângulos retos, fixadas por intermédio de duas placas acopladas ao tampo da caixa, também em ângulo. Há consenso de que o grande prestígio destes tansu de Sendai se deve, entre outras coisas, à arte dos ferreiros que lhe enriqueceram as faces externas, muitos deles egressos de oficinas de fundição de armamentos. Altura: 0. 90 m. Comprimento: 1. 24 m. Profundidade: 0. 475 m.(Estimativa de valor por solicitação)

Informações

Lance

    • Lote Vendido
Termos e Condições
Condições de Pagamento
Frete e Envio
  • TERMOS E CONDIÇÕES

    O presente instrumento, denominado "Termos e Condições do Leilão", tem por objetivo regular a participação de usuários (arrematantes) no sistema online de leilões.

    1. As obras que compõem o presente LEILÃO, em exposição à Rua Nome, número - Bairro - Cidade - UF, foram periciadas pelos organizadores que, solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições.

    2. Em caso eventual de engano na expertise de obras, comprovado por peritos idôneos, e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feita em até 5 dias após o fim do leilão e/ou acesso à mercadoria. Findo este prazo, não mais serão admitidas quaisquer reclamação, considerando-se definitiva a venda.

    3. Obras estrangeiras serão sempre vendidas como "Atribuídas".

    4. O Leiloeiro(a) não é proprietário dos lotes, mas o faz em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos.

    5. Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo. 

    As obras serão vendidas "NO ESTADO" em que foram recebidas e expostas. Descrição de estado ou vícios decorrentes do uso será descrito dentro do possível, mas sem obrigação.

    Pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos, prévio e detalhado exame até o dia do pregão. 

    Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das mesmas, nem servirá de alegação para descumprir o compromisso firmado.

    6. O leilão obedecerá rigorosamente à ordem dos lotes apresentada no catalogo. Todos os lotes poderão receber lances prévios antes da data de realização do pregão(*).

    Contudo, o lance vencedor será registrado somente durante o pregão ao vivo (data e horário divulgado no catálogo).

    É somente nesta data que o Leiloeiro(a) "baterá o martelo", formalizando cada lote como "Lote vendido". 

     Os lances efetuados após a apresentação do lote no pregão, terão seu aceite ou não submetidos ao crivo do Leiloeiro(a) responsável.

    7. Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou autorizar a lançar em seu nome; o que poderá ser feito por funcionário autorizado pelo Leiloeiro(a).

    8. O Leiloeiro(a) colocará, a titulo de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros.

    8.1. LANCES PELA INTERNET: Para a participação nos leilões online faz-se necessário possuir um cadastro válido e ativo. 

    Caso não possua cadastro, este poderá ser efetuado diretamente através do site do respectivo leilão, sendo certo que este deverá ser atualizado sempre que necessário. 

    8.1.1 O acesso ao sistema de leilões online pelo usuário poderá ser cancelado ou suspenso a qualquer tempo e sob o exclusivo critério do Leiloeiro(a), não havendo direito a qualquer reclamação ou indenização.

    8.2. O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante, 

    acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem efetuados. 

    Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, os quais somente poderão ser anulados e/ou cancelados de acordo com autorização do leiloeiro(a) responsável.

    8.3. Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site), devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    9. O Leiloeiro(a) se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes.

    10. Adquiridas as obras e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação.

    11. O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro(a); o que não cria novação.

    12. As obras adquiridas deverão ser pagas e retiradas IMPRETERIVELMENTE em até 72 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro(a), (5%). 

    Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro poderá dar por desfeita a venda e efetuar o bloqueio da respectiva cartela até respectiva quitação de taxas e multas equivalentes.

    13. As despesas com as remessas dos lotes adquiridos, caso estes não possam ser retirados, serão de inteira responsabilidade dos arrematantes. 

    O cálculo de frete, serviços de embalagem e despacho das mercadorias deverão ser considerados como Cortesia e serão efetuados pelas Galerias e/ou Organizadores mediante prévia indicação pelo arrematante da empresa responsável pelo transporte e respectivo pagamento dos custos de envio, ficando o Leiloeiro(a) e as Galerias e/ou Organizadores isentos de qualquer responsabilidade em caso de extravio, furto e/ou dano à mercadoria.

    14. – O Leiloeiro(a) reserva-se ao direito de cancelar o lance, caso o arrematante adote posturas consideradas ofensivas, desrespeitosas ou inapropriadas, seja antes ou durante a realização de leilão.

    Poderá haver cancelamento de qualquer oferta de compra, sempre que não for possível comprovar a identidade do usuário ou caso este venha a descumprir quaisquer condições estabelecidas no presente contrato, dentre elas, a utilização de cadastros paralelos objetivando se eximir das responsabilidades previstas neste Termo. 

    15. - O arrematante assume neste ato, expressamente, que responderá, civil e criminalmente, pelo uso de qualquer equipamento, programa ou procedimento que vise interferir no funcionamento do site.

    16. - O arrematante, ao clicar “ACEITO” declara ter lido e aceito o conteúdo do presente "termos e condições", sem nenhuma oposição, inclusive, não tem ressalva a fazer sobre as condições aqui estabelecidas. 

    Também declara ter capacidade, autoridade e legitimidade para assumir responsabilidades e obrigações através do presente instrumento.

    17. – Todas as controvérsias oriundas ou relacionadas ao presente Termo, deverão ser resolvidas, primeiramente, por negociação e/ou mediação entre as Partes. 

    Não logrando êxito, a controvérsia poderá vir a ser resolvida por interpelação judicial.

    18. –A Parte interessada em iniciar o procedimento de negociação/mediação deverá comunicar a outra parte por escrito, detalhando a sua reclamação, bem como apresentando proposta para a solução da questão, sendo concedido prazo de até 10 (dez) dias para a outra Parte apresentar sua manifestação.

    Fica eleito o foro do estado do xxxxxxxxx Comarca da Capital, para dirimir qualquer controvérsia oriunda deste instrumento não equacionada via negociação e/ou mediação, com a expressa renuncia a outro por mais privilegiado que seja ou venha a ser.

    Leilão - forma de alienação de bens.

    *Pregão - forma de licitação pública, em data e horário pré-definidos, onde é validado a escolha do melhor candidato pelo respectivo leiloeiro(a) responsável.

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    À vista, acrescido da taxa do leiloeiro de 5 %.

    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser informada através do e-mail de cobrança.

    Não aceitamos cartões de crédito.

    Para depósitos em cheque, as peças serão liberadas para retirada/envio somente após a compensação.

  • FRETE E ENVIO

    Enviamos através dos Correios para todo o Brasil.

    As despesas com retirada e remessa dos lotes, são de responsabilidade dos arrematantes.

    Em caso de envio por transportadoras, esta deverá ser providenciada pelo Arrematante.