Lote 467
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Tipo:
Arte sacra

Oratório de mesa em madeira entalhada, pintada e dourada, procedente de Santa Luzia do rio das Velhas. Brasil, Minas Gerais, final do século XVIII.Trata-se de exemplar de luxo, embora de dimensões reduzidas, dentre a numerosa quantidade de representantes dessa produção, a qual abrange mesmo exemplares com uma só imagem. Tais oratórios, também conhecidos como lapinhas ou nichos de pedra sabão, ainda correntes hoje em dia, expressavam, por intermédio de seu espaço interno, uma visão microscópica da corte celestial em múltiplos aspectos. O trabalho de talha é notável; a ênfase do rococó na visibilidade da imagem a partir basicamente da superfície dianteira é bem acolhida nesta construção, em que a profundidade é pouca, se cotejada às irradiações propostas pela movimentação de volutas e contra volutas a delimitar cimalhas e quinas e ocupar espaços vazios. Consagra-se aqui o primado da frontalidade. É o desdém do volume. A caixa do oratório é composta de um único andar sob uma única placa de vidro. O remate da caixa apresenta frontal entalhado e vazado em florão de cinco pétalas, de superfície dourada com realces em vermelho, irradiadas de florão dourado do qual dimanam volutas que se dirigem para a linha de base alternadamente com o alto. Estas volutas contornam as pernas dianteiras do pequeno móvel, assim como, em seu movimento alternado, sua aba. Pernas posteriores de corte quadrangular, voltadas para trás. A fachada do oratório, que emoldura o vidro, é delineada de frisos de ouro fosco, caracteristicamente mineiros, e contém, em seu interior, tonalidade azul já oxidada em verde Prússia. As imagens que compõem o interior deste artefato religioso estão em excelente estado de conservação. Na parte superior central há um crucifixo com o Senhor Morto, cercado por Nossa Senhora da Conceição, a sua direita, e por santa, à esquerda. Abaixo, da esquerda para a direita do observador, santo de torso nu envergando manto que se lhe estende até os pés, Santa Bárbara, com sua torre disposta em separado e de dimensões superiores ao habitual, e São José. Todas as imagens, inclusive Nosso Senhor Jesus Cristo, no que tange a sua radiação, apresentam resplendores dourados feitos de lâminas metálicas. Há duas ramagens florais inseridas no interior da caixa, de fatura antiga.Altura: 0. 465 m.

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Tipo: Arte sacra

Oratório de mesa em madeira entalhada, pintada e dourada, procedente de Santa Luzia do rio das Velhas. Brasil, Minas Gerais, final do século XVIII.Trata-se de exemplar de luxo, embora de dimensões reduzidas, dentre a numerosa quantidade de representantes dessa produção, a qual abrange mesmo exemplares com uma só imagem. Tais oratórios, também conhecidos como lapinhas ou nichos de pedra sabão, ainda correntes hoje em dia, expressavam, por intermédio de seu espaço interno, uma visão microscópica da corte celestial em múltiplos aspectos. O trabalho de talha é notável; a ênfase do rococó na visibilidade da imagem a partir basicamente da superfície dianteira é bem acolhida nesta construção, em que a profundidade é pouca, se cotejada às irradiações propostas pela movimentação de volutas e contra volutas a delimitar cimalhas e quinas e ocupar espaços vazios. Consagra-se aqui o primado da frontalidade. É o desdém do volume. A caixa do oratório é composta de um único andar sob uma única placa de vidro. O remate da caixa apresenta frontal entalhado e vazado em florão de cinco pétalas, de superfície dourada com realces em vermelho, irradiadas de florão dourado do qual dimanam volutas que se dirigem para a linha de base alternadamente com o alto. Estas volutas contornam as pernas dianteiras do pequeno móvel, assim como, em seu movimento alternado, sua aba. Pernas posteriores de corte quadrangular, voltadas para trás. A fachada do oratório, que emoldura o vidro, é delineada de frisos de ouro fosco, caracteristicamente mineiros, e contém, em seu interior, tonalidade azul já oxidada em verde Prússia. As imagens que compõem o interior deste artefato religioso estão em excelente estado de conservação. Na parte superior central há um crucifixo com o Senhor Morto, cercado por Nossa Senhora da Conceição, a sua direita, e por santa, à esquerda. Abaixo, da esquerda para a direita do observador, santo de torso nu envergando manto que se lhe estende até os pés, Santa Bárbara, com sua torre disposta em separado e de dimensões superiores ao habitual, e São José. Todas as imagens, inclusive Nosso Senhor Jesus Cristo, no que tange a sua radiação, apresentam resplendores dourados feitos de lâminas metálicas. Há duas ramagens florais inseridas no interior da caixa, de fatura antiga.Altura: 0. 465 m.

Informações

Lance

    • Lote Vendido
Termos e Condições
Condições de Pagamento
Frete e Envio
  • TERMOS E CONDIÇÕES

    1ª. As obras que compõem o presente LEILÃO, foram cuidadosamente espertizadas pelos organizadores que, solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições.

    2ª. Em caso eventual de engano na espertizagem de obras, comprovado por peritos idôneos, e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feita em até 5 dias após o término do leilão. Findo o prazo, não será mais admitidas quaisquer reclamação, considerando-se definitiva a venda.

    3ª. As obras estrangeiras serão sempre vendidos como Atribuídas.

    4ª. O Leiloeiro não é proprietário dos lotes, mas o faz em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos.

    5ª. Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo. As obras serão vendidas NO ESTADO em que foram recebidas e expostas. Descrição de estado ou vícios decorrentes do uso será descrito dentro do possível, mas sem obrigação.Pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos, prévio e detalhado exame até o dia do pregão. Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das mesmas nem servirá de alegação para descumprir compromisso firmado.

    6ª. Os leilões obedecem rigorosamente à ordem do catalogo.

    7ª. Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou autorizar a lançar em seu nome; o que será feito por funcionário autorizado.

    8ª. O Leiloeiro colocará a titulo de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros.

    8ª.1. LANCES PELA INTERNET: O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante, acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem feitos. Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, pelo que os lances não podem ser anulados e/ou cancelados em nenhuma hipótese.

    Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site), devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    9ª. O Leiloeiro se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes.

    10ª. Adquiridas as obras e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação.

    11ª. O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro; o que não cria novação.

    12ª. Em caso de litígio prevalece a palavra do Leiloeiro.

    13ª. As obras adquiridas deverão ser pagas e retiradas IMPRETERIVELMENTE em até 48 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro, (5%). Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro poderá dar por desfeita a venda e, por via de EXECUÇÃO JUDICIAL, cobrar sua comissão e a dos organizadores.

    14ª. A entrega das mercadorias arrematadas será no local da Exposição, mediante comprovação de pagamento. Para os arrematantes que não puderem recolher os lotes no local, colocamos por CORTESIA o serviço de embalagem e despacho por Empresa que o arrematante indicar, com prévio depósito do valor arrematado somado ao custo do despacho. Quando enviado pelo Correio será com seguro contra extravio com limite de valor do Correio. Desde já avisamos que toda remessa é de total responsabilidade do arrematante; estando o Leiloeiro e a administração do Leilão, deso-brigados porta-afora do recinto do Leilão.

    15ª. O descumprimento destas condições pelo arrematante resultará na impossibilidade do mesmo alegar qualquer fim de direito, ficando eleito o foro do estado do Rio de Janeiro Comarca da Capital, para dirimir qualquer incidente alusivo à arrematação.

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    A vista com acréscimo da taxa do leiloeiro de 5%.
    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser enviada por e-mail após o último dia do leilão.
    Não aceitamos cartões de crédito.

  • FRETE E ENVIO

    As despesas com retirada e remessa dos lotes, são de responsabilidade dos arrematantes. Veja nas Condições de Venda do Leilão.
    Despachamos para todos os estados.