Lote 620
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Mobiliário

Canapé em jacarandá. Brasil, Pernambuco, meados do século XIX. Variante do chamado estilo pernambucano por apresentar analogias com produtos oriundos da oficina do marceneiro alemão Guilherme Spieler, estabelecido no Recife ao longo do século XIX.Este canapé, como os exemplares de Julien Beranger, ainda presta reverência às realizações dos modelos Empire francês e Pompeian da Inglaterra da época de George III. No caso em questão, determinados elementos estilísticos, como os golfinhos e as cornucópias, descritos a seguir, aliam esta reverência a um compromisso com emblemas expressivos da regalia da Restauração francesa, o que não situa, necessariamente, a fatura deste móvel àquela época.Seu assento, como o de todos os móveis de Spieler, apresenta barra frontal retilínea e destituída de qualquer ornato. Os montantes, estruturados nos movimentos curvilíneos que caracterizam os móveis executados na esteira da tradição da volta ao antigo, são representados como dois golfinhos estilizados com as cabeças pousadas sobre cada uma das extremidades da barra frontal retilínea. O montante, retorcido em voluta, em suas extremidades, é realizado como o corpo do mamífero aquático, a superfície abaulada e lisa, a cabeça representada de perfil, dotada de olhos hiper-dimensionados, boca entreaberta e nadadeiras com estrias onduladas. Na extremidade oposta à da cabeça, em que a voluta que configura o corpo do cetáceo se retorce sobre si mesma, está representada, de maneira estilizada, a cauda, em trifólio sulcado. Os montantes dianteiros são unidos ao espaldar do móvel respectivamente por travessa em telha e travessa constituída por dois recortes em formato de cornucópia, sulcados em consonância com sua movimentação, e terminados em cabeças de águia voltadas em direções opostas; tais recortes são unidos por dois trifólios relevados, um, superior, com as pontas voltadas para cima, e o outro disposto inversamente. Da metade dos montantes em direção ao assento, estrutura em telha, como a que norteia a travessa superior de ligação dos montantes com o espaldar, fecha cada um dos espaços laterais. Estes espaços fechados já indiciam outra das especificidades de Spieler, o apreço em que os tinha. O espaldar, de desenho pompeiano, é uma larga travessa inteiramente fechada, obtida por duas peças de madeira. A extremidade superior é delimitada por duas cornucópias de superfície abaulada, pontos terminais nas proximidades do centro do espaldar, retorcidos em voluta, e bocais abertos em folhagens estilizadas contendo, nas áreas que lhes são intersticiais, superfícies tratadas em padrão dito de bico de jaca. As extremidades retorcidas em voluta são interrompidas pela ascensão de quatro pares de frisos em talha rasa, retorcidos em volutas, um em face do outro, e cada par cingindo o que lhe é imediatamente inferior, até sobreposição por friso com pequena protuberância central. Estes quatro pares de frisos emergem de reserva de contorno elipsoidal, disposta horizontalmente sobre o centro da larga faixa cega que constitui o espaldar, e estruturada em parte central com rosácea alternando gomos e segmentos triangulares com carena divisora de duas águas, esta rosácea contornada por faixa separada por dois frisos e decorada internamente com sucessão de pequenos bastões verticais, e, em torno do friso externo da aludida faixa, por friso relevado de folhas de louro que a irrupção dos quatro pares de volutas acima descritas interrompe. Abaixo, a larga faixa cega do espaldar é definida por par de frisos de superfície abaulada que se retorcem em volutas sob a rosácea central, separados por segmento em ponta de diamante. Sob as cabeças de golfinho, as pernas dianteiras, recortadas à maneira de uma cornucópia de extremidade recurvada para os lados e bocal aberto, a partir de separação por segmento emoldurado, com espaço intersticial tratado segundo o padrão de bico de jaca. As pernas posteriores são recortes idênticos, sem ornamentação. Pequenas sapatas torneadas em carrapeta sob cada perna.Pertenceu a coleção de Hero e Alberto Ortenblad e anteriormente, à coleção Simões da Silva. Comprimento: 2. 19 m. Altura: 0. 945 m.

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Tipo: Mobiliário

Canapé em jacarandá. Brasil, Pernambuco, meados do século XIX. Variante do chamado estilo pernambucano por apresentar analogias com produtos oriundos da oficina do marceneiro alemão Guilherme Spieler, estabelecido no Recife ao longo do século XIX.Este canapé, como os exemplares de Julien Beranger, ainda presta reverência às realizações dos modelos Empire francês e Pompeian da Inglaterra da época de George III. No caso em questão, determinados elementos estilísticos, como os golfinhos e as cornucópias, descritos a seguir, aliam esta reverência a um compromisso com emblemas expressivos da regalia da Restauração francesa, o que não situa, necessariamente, a fatura deste móvel àquela época.Seu assento, como o de todos os móveis de Spieler, apresenta barra frontal retilínea e destituída de qualquer ornato. Os montantes, estruturados nos movimentos curvilíneos que caracterizam os móveis executados na esteira da tradição da volta ao antigo, são representados como dois golfinhos estilizados com as cabeças pousadas sobre cada uma das extremidades da barra frontal retilínea. O montante, retorcido em voluta, em suas extremidades, é realizado como o corpo do mamífero aquático, a superfície abaulada e lisa, a cabeça representada de perfil, dotada de olhos hiper-dimensionados, boca entreaberta e nadadeiras com estrias onduladas. Na extremidade oposta à da cabeça, em que a voluta que configura o corpo do cetáceo se retorce sobre si mesma, está representada, de maneira estilizada, a cauda, em trifólio sulcado. Os montantes dianteiros são unidos ao espaldar do móvel respectivamente por travessa em telha e travessa constituída por dois recortes em formato de cornucópia, sulcados em consonância com sua movimentação, e terminados em cabeças de águia voltadas em direções opostas; tais recortes são unidos por dois trifólios relevados, um, superior, com as pontas voltadas para cima, e o outro disposto inversamente. Da metade dos montantes em direção ao assento, estrutura em telha, como a que norteia a travessa superior de ligação dos montantes com o espaldar, fecha cada um dos espaços laterais. Estes espaços fechados já indiciam outra das especificidades de Spieler, o apreço em que os tinha. O espaldar, de desenho pompeiano, é uma larga travessa inteiramente fechada, obtida por duas peças de madeira. A extremidade superior é delimitada por duas cornucópias de superfície abaulada, pontos terminais nas proximidades do centro do espaldar, retorcidos em voluta, e bocais abertos em folhagens estilizadas contendo, nas áreas que lhes são intersticiais, superfícies tratadas em padrão dito de bico de jaca. As extremidades retorcidas em voluta são interrompidas pela ascensão de quatro pares de frisos em talha rasa, retorcidos em volutas, um em face do outro, e cada par cingindo o que lhe é imediatamente inferior, até sobreposição por friso com pequena protuberância central. Estes quatro pares de frisos emergem de reserva de contorno elipsoidal, disposta horizontalmente sobre o centro da larga faixa cega que constitui o espaldar, e estruturada em parte central com rosácea alternando gomos e segmentos triangulares com carena divisora de duas águas, esta rosácea contornada por faixa separada por dois frisos e decorada internamente com sucessão de pequenos bastões verticais, e, em torno do friso externo da aludida faixa, por friso relevado de folhas de louro que a irrupção dos quatro pares de volutas acima descritas interrompe. Abaixo, a larga faixa cega do espaldar é definida por par de frisos de superfície abaulada que se retorcem em volutas sob a rosácea central, separados por segmento em ponta de diamante. Sob as cabeças de golfinho, as pernas dianteiras, recortadas à maneira de uma cornucópia de extremidade recurvada para os lados e bocal aberto, a partir de separação por segmento emoldurado, com espaço intersticial tratado segundo o padrão de bico de jaca. As pernas posteriores são recortes idênticos, sem ornamentação. Pequenas sapatas torneadas em carrapeta sob cada perna.Pertenceu a coleção de Hero e Alberto Ortenblad e anteriormente, à coleção Simões da Silva. Comprimento: 2. 19 m. Altura: 0. 945 m.

Informações

Lance

    • Lote Vendido
Termos e Condições
Condições de Pagamento
Frete e Envio
  • TERMOS E CONDIÇÕES

    O presente instrumento, denominado "Termos e Condições do Leilão", tem por objetivo regular a participação de usuários (arrematantes) no sistema online de leilões.

    1. As obras que compõem o presente LEILÃO foram periciadas pelos organizadores que,solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições.

    2. Em caso eventual de engano na expertise de obras, comprovado por peritos idôneos, e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feitaem até 5 dias após o fim do leilão e/ou acesso à mercadoria. Findo este prazo, não mais serão admitidas quaisquer reclamação, considerando-se definitiva a venda.

    3. Obras estrangeiras serão sempre vendidas como "Atribuídas".

    4. O Leiloeiro(a) não é proprietário dos lotes, mas o faz em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos.

    5. Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo.

    As obras serão vendidas "NO ESTADO" em que foram recebidas e expostas. Descrição de estado ou vícios decorrentes do uso será descrito dentro do possível, mas sem obrigação.

    Pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos, prévio e detalhado exame até o dia do pregão.

    Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das mesmas, nem servirá de alegação para descumprir o compromisso firmado.

    6. O leilão obedecerá rigorosamente à ordem dos lotes apresentada no catalogo. Todos os lotes poderão receber lances prévios antes da data de realização do pregão(*).

    Contudo, o lance vencedor será registrado somente durante o pregão ao vivo (data e horário divulgado no catálogo).

    É somente nesta data que o Leiloeiro(a) "baterá o martelo", formalizando cada lote como "Lote vendido".

    Os lances efetuados após a apresentação do lote no pregão, terão seu aceite ou não submetidos ao crivo do Leiloeiro(a) responsável.

    7. Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou autorizar a lançar em seu nome; o que poderá ser feito por funcionário autorizado pelo Leiloeiro(a).

    8. O Leiloeiro(a) colocará, a titulo de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros.

    8.1. LANCES PELA INTERNET: Para a participação nos leilões online faz-se necessário possuir um cadastro válido e ativo.

    Caso não possua cadastro, este poderá ser efetuado diretamente através do site do respectivo leilão, sendo certo que este deverá ser atualizado sempre que necessário.

    8.1.1 O acesso ao sistema de leilões online pelo usuário poderá ser cancelado ou suspenso a qualquer tempo e sob o exclusivo critério do Leiloeiro(a), não havendo direito a qualquer reclamação ou indenização.

    8.2. O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante,

    acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem efetuados.

    Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, os quais somente poderão ser anulados e/ou cancelados de acordo com autorização do leiloeiro(a) responsável.

    8.3. Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site),devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    9. O Leiloeiro(a) se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes.

    10. Adquiridas as obras e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação.

    11. O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro(a); o que não cria novação.

    12. As obras adquiridas deverão ser pagas e retiradas IMPRETERIVELMENTE em até 72 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro(a), (5%).

    Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro poderá dar por desfeita a venda e efetuar o bloqueio da respectiva cartela até respectiva quitação de taxas e multas equivalentes.

    13. As despesas com as remessas dos lotes adquiridos, caso estes não possam ser retirados, serão de inteira responsabilidade dos arrematantes.

    O cálculo de frete, serviços de embalagem e despacho das mercadorias deverão ser considerados como Cortesia e serão efetuados pelas Galerias e/ou Organizadores mediante prévia indicação pelo arrematante da empresaresponsável pelo transporte e respectivo pagamento dos custos de envio, ficando o Leiloeiro(a) e as Galerias e/ou Organizadores isentos de qualquer responsabilidade em caso de extravio, furto e/ou dano à mercadoria.

    14. O Leiloeiro(a) reserva-se ao direito de cancelar o lance, caso o arrematante adote posturas consideradas ofensivas, desrespeitosas ou inapropriadas, seja antes ou durante a realização de leilão.

    Poderá haver cancelamento de qualquer oferta de compra, sempre que não for possível comprovar a identidade do usuário ou caso este venha a descumprir quaisquer condições estabelecidas no presente contrato,dentre elas, a utilização de cadastros paralelos objetivando se eximir das responsabilidades previstas neste Termo.

    15. - O arrematante assume neste ato, expressamente, que responderá, civil e criminalmente, pelo uso de qualquer equipamento, programa ou procedimento que vise interferir no funcionamento do site.

    16. - O arrematante, ao clicar ACEITO declara ter lido e aceito o conteúdo do presente "termos e condições", sem nenhuma oposição, inclusive, não tem ressalva a fazer sobre as condições aqui estabelecidas.

    Também declara ter capacidade, autoridade e legitimidade para assumir responsabilidades e obrigações através do presente instrumento.

    17. Todas as controvérsias oriundas ou relacionadas ao presente Termo, deverão ser resolvidas, primeiramente, por negociação e/ou mediação entre as Partes.

    Não logrando êxito, a controvérsia poderá vir a ser resolvida por interpelação judicial.

    18. A Parte interessada em iniciar o procedimento de negociação/mediação deverá comunicar a outra parte por escrito, detalhando a sua reclamação, bem como apresentando proposta para a solução da questão,sendo concedido prazo de até 10 (dez) dias para a outra Parte apresentar sua manifestação.

    Fica eleito o foro do estado do xxxxxxxxx Comarca da Capital, para dirimir qualquer controvérsia oriunda deste instrumento não equacionada via negociação e/ou mediação,com a expressa renuncia a outro por mais privilegiado que seja ou venha a ser.

    Leilão - forma de alienação de bens.

    *Pregão - forma de licitação pública, em data e horário pré-definidos, onde é validado a escolha do melhor candidato pelo respectivo leiloeiro(a) responsável.

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    À vista, acrescido da taxa do leiloeiro de 5 %.

    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser informada através do e-mail de cobrança.

    Não aceitamos cartões de crédito.

    Para depósitos em cheque, as peças serão liberadas para retirada/envio somente após a compensação.

  • FRETE E ENVIO

    Enviamos através dos Correios para todo o Brasil.

    As despesas com retirada e remessa dos lotes, são de responsabilidade dos arrematantes.

    Em caso de envio por transportadoras, esta deverá ser providenciada pelo Arrematante.

    Para retirada no local, necessário agendamento prévio pelo telefone (21) 3649-3094.